Publicado em 24/03/2021O Grupo Carrefour Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira que comprou a totalidade das ações do Grupo Big Brasil (ex-Walmart Brasil), por R$ 7,5 bilhões. A rede Big pertence a uma sociedade entre a firma de private equity Advent International e o Walmart.
O negócio está sujeito à avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a expectativa do Carrefour é obter o aval do regulador até 2022, segundo texto do fato relevante divulgado pela empresa de origem francesa.
A aquisição do Big expandirá a presença do Carrefour em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento, segundo o Carrefour.
Segundo o comprador, a rede de lojas do Grupo Big tem significativa complementaridade geográfica com a do Carrefour, o que permitirá a expansão de seus formatos tradicionais, sobretudo atacado e hipermercados).
O negócio também prevê que o Carrefour passará a administrar a bandeira Sam''s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart.
Faturamento
Carrefour e Big teriam vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões em 2020, considerando os resultados das duas varejistas no ano passado. As vendas líquidas seriam de R$ 89,3 bilhões em 2020, conforme dados pro forma divulgados pelo Carrefour.
O número de lojas, com a combinação de negócios, chegará a 876. Os funcionários somam 137 mil.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado seria de R$ 6,5 bilhões. Após três anos da transação, a expectativa é de ganho adicional de R$ 1,7 bilhão com sinergias.
O Carrefour estima ainda que sua base de clientes, de mais de 45 milhões de clientes, será ampliada com a adição de mais de 15 milhões clientes do Big. Com informações do Valor.