Publicado em 03/06/2009Fabiano Tito Rosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem veiculado, na TV, campanhas de incentivo ao consumo de produtos agropecuários. Eu já vi a dos produtos orgânicos e a do café.
Não vi nada sobre a carne bovina. Talvez seja porque eu não assisto muita TV, mas acredito que não exista campanha nenhuma mesmo.
Vale lembrar que o Brasil é um país pecuário, com mais de 170 milhões de hectares de pastagem e cerca de 190 milhões de cabeças bovinas. É o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina do planeta. São mais de dois milhões de pecuaristas e de mil frigoríficos espalhados pelo território nacional. O valor bruto da produção pecuária é de mais de R$48 bilhões. As exportações brasileiras de carne vermelha alcançaram, no ano passado, US$5 bilhões. O setor emprega milhões de pessoas, sendo que não estamos considerando aqui os números da cadeia coureiro-calçadista.
Será que ao País não interessa que ocorra um aumento do consumo de carne bovina? Será que o desejável, para o Brasil, é que a pecuária encolha, como defendem alguns?
Já passou da hora do setor comprar essa briga. Por que as nossas lideranças não começam pleiteando, junto ao MAPA, que a carne bovina seja promovida na TV?